clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Ministro israelense quer conversar com palestinos

O ministro israelense da Defesa, Binyamin Ben-Eliezer, disse na segunda-feira, dia 29, que está disposto a discutir nos próximos dias questões de segurança com as autoridades palestinas, mas o assassinato de uma adolescente palestina, horas antes do anúncio, voltou a complicar a situação. As discussões podem acontecer ainda na segunda-feira ou na terça, dia 30, e devem incluir o ministro palestino do Interior, Abdel Razzak Al Yahya, ou alguma autoridade do mesmo escalão.

– Espero que vá bem. Então será possível dizer que estamos caminhando em uma direção que possa trazer estabilidade à área – afirmou Ben-Eliezer à Rádio do Exército.

A Autoridade Palestina não comentou a retomada das negociações, mas já havia elogiado iniciativa semelhante tomada neste mês pelo chanceler Shimon Peres. Nenhum desses encontros, porém, discute a paz propriamente dita, apenas meios para conter a violência. No domingo, o governo anunciou medidas para aliviar a situação dos palestinos que vivem sob ocupação.

Os toques de recolher serão reduzidos, 12 mil palestinos vão receber o direito de trabalhar em Israel e alguns pequenos postos de controle serão desmantelados. Mas no mesmo dia houve novos episódios de violência. Cerca de cem colonos judeus que velavam um soldado morto em uma emboscada saíram pelas ruas de Hebron em busca de vingança. Eles dispararam vários tiros, que mataram uma menina de 13 anos.

Segundo a Rádio Israel, 15 pessoas ficaram feridas em incidentes com colonos. A polícia disse que os judeus apenas respondiam a palestinos que os apedrejavam, mas mesmo assim prendeu quatro colonos. Em Mazra Al Sharkiya, perto de Ramallah, um homem foi morto e outro ficou ferido, também no domingo, dia 28, pelo disparo de um tanque israelense. Os militares disseram que o homem que morreu havia atacado uma patrulha com blocos de concreto. Em Ramallah, dois militantes palestinos foram presos próximos à sede do governo palestino. As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.